sexta-feira, 1 de abril de 2022

The Big Bopper - Pioneiros do Rock'n'Roll

Jiles Perry Richardson ou “Jape”, como ele preferia ser chamado pelos amigos, nasceu em Sabine Pass, Texas, no dia 24 de outubro de 1930. Ainda muito novo, mudou-se para Beaumont, onde frequenta uma escola pública. Muitos anos mais tarde, abandona a faculdade de direito para se dedicar integralmente ao trabalho de DJ numa rádio do Texas. Em 1952, casou-se com Adrianne Joy Fryon de Montegut, com quem teve uma filha, Debra Joy.

Em 1957, adota o nome artístico de "The Big Bopper" e bate o recorde mundial de transmissão contínua quando, durante um total de cinco dias, duas horas e oito minutos, tocou 1.821 discos ininterruptamente. O feito lhe rendeu 16 kg a menos.

Nessa época, Jape, que também tocava guitarra, passou a compor, gravando seu maior sucesso, "Chantilly Lace", que se torna a 3ª música mais tocada de 1958, alcançando o 6º lugar nas paradas pop e permanecendo 22 semanas no Top 40 nacional.

Com o sucesso de "Chantilly Lace", Jape pediu licença de seu trabalho na rádio e se juntou a Buddy Holly e The Crickets , Ritchie Valens e Dion & the Belmonts numa turnê por lugares remotos dos Estados Unidos.

Em1959, devido o inverno rigoroso e a falta de calefação do ônibus da turnê, Jape ficou gripado e, por causa disso, foi convidado para substituir um dos músicos que viajaria em um avião fretado por Buddy Holly.

Na madrugada do dia 3 de fevereiro de 1959, o avião decolou durante uma nevasca e caiu pouco tempo depois, vitimando Jape, Buddy Holly, Ritchie Valens e o piloto Roger Peterson.

A obra pioneira de JP Richardson foi reconhecida pelo Rockabilly Hall of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário