segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Excluídos apresenta vídeo clipe do single “Filhos da Desilusão”

Novo single do quarteto paulista de punk rock ganha seu vídeo clipe oficial

Após o lançamento nas plataformas de streaming, o novo single dos Excluídos, “Filhos da Desilusão”, apresenta sua versão em vídeo clipe nesta segunda-feira (14). A canção é o terceiro single do próximo trabalho do grupo e, inclusive, leva o nome do próximo disco full da banda.

Filhos da desilusão

O quarteto, composto por Ronaldo Lopes (vocal e guitarra), André Larcher (guitarra e backing vocals), Caio Klasing (baixo e backing vocals) e Raphael Menuzzo (bateria), apresenta uma de suas composições mais fortes, mantendo a postura da banda de expressar suas opiniões sem medo de julgamentos e com embasamento nas mensagens transmitidas.

Em “Filhos da Desilusão”, os Excluídos conversam com o público, expondo ideias e pontos de vista que mostram os problemas que o neoliberalismo e o sistema capitalista geram nas pessoas, criando questões internas muito complexas.

“Essa música fala da crise do capitalismo, que foi vendido como uma ideia boa, como se todos tivéssemos escolhido isso. Ela expõe que o capitalismo não deixa nossa vida bem e isso traz frustração. Isso está criando uma massa de desiludidos e se não tivermos políticas de reparação isso gerará conflitos”, explica Ronaldo.

Além de um trabalho primoroso na construção da letra, o novo single mostra o cuidado do grupo na questão musical. Com arranjos instrumentais muito bem trabalhados a música possui o peso e a urgência do punk rock, aliado linhas vocais, de guitarra, baixo e bateria extremamente melodiosas e harmônicas.

“Ela é a música mais densa do disco, ela é pesada, é carregada. Não é um tema simples, porque você não está falando do que o neoliberalismo faz com os povos, com o planeta, e sim o que faz comigo, com você, com a sua vida individual”, completa André.

Com a proposta de lançar singles acompanhados de videoclipes, o grupo gravou, produziu e editou todo o trabalho por conta própria.

“Filhos da Desilusão” é o último single que o quarteto lança, antes do disco full, que será estará disponível em março. O show de lançamento do álbum será dia 19 de março, no Hangar 110, em São Paulo.

OS EXCLUÍDOS

Formado em 1998, na cidade de São Paulo, por Ronaldo Lopes, os Excluídos são uma das principais vozes do punk rock nacional do século 21. Parte da chamada “segunda geração” do estilo pelo jornalista e escritor Antonio Bivar, a banda foi incluída com destaque na reedição de 2001 do icônico livro “O Que É Punk” (Editora Brasiliense).

A angústia e a rebeldia, inerentes do espírito adolescente, aliadas ao gosto pela música, foram os principais combustíveis para o nascimento do grupo.

Influenciados por grandes nomes de bandas inglesas e norte americanas do final da década de 1970, como The Clash, Buzzcocks, Ramones, Damned, The Jam, Sex Pistols, entre outros, o grupo agregou uma nova linguagem ao punk brasileiro.

Aliando musicalidade à energia do estilo, os Excluídos trouxeram letras que exploram a individualidade com poesia, sem perder o lado questionador e combativo do punk rock.

A banda também se destaca na questão estética, com um visual mais sóbrio, que vem dessas influências. Assim, seus integrantes sempre se apresentam utilizando ternos, camisas, costeletas, topetes e, até mesmo maquiagem, com as lágrimas que se tornaram uma assinatura do quarteto.

Com apresentações ao vivo cheias de energia e que geram diferentes sensações, o quarteto incendeia o público que acompanha seus shows.

Não à toa, desde seu início a banda conquistou espaço em grandes eventos do rock independente nacional, como os festivais: A Um Passo do Fim do Mundo (2002), Rock em Sampa (2002), Grito das Mulheres no Ipiranga (2004), Rock nos Trilhos (2005), O Fim do Mundo, Enfim (2012), Outubro Independente (2016), Tomada Rock Festival (2017), Festival Oxigênio (2018), entre outros.

Além disso, os Excluídos já passaram por palcos importantes como Hangar 110, Carioca Club, diversas sedes da rede SESC, na capital paulista e no interior do Estado, Centro Cultural São Paulo, Fiesp, casas de cultura espalhadas pelo país e inúmeras casas de shows da cena underground brasileira.

Com essa bagagem o quarteto já dividiu o palco com grandes nomes da música tanto nacionais, como CPM 22, Ratos de Porão, Inocentes, Cólera, Garotos Podres, Lobão, entre muitos outros, quanto internacionais, como Stiff Little Fingers, GBH, Rezillos, The Adicts, Toy Dolls e TSOL.

Focada sempre em apresentar sons autorais, a banda fez seus primeiros lançamentos em coletâneas independentes. Em 2000 lançou o disco “Apostando Tudo”, um split com a também paulista Flicts. O trabalho foi bastante impactante e muito bem recebido pelo público.

Em 2002, lançam seu primeiro trabalho completo, “Antes de Tudo”, com oito canções. Já com um pouco mais de experiência, o trabalho apresenta um disco mais maduro e, provavelmente, um dos mais marcantes dos Excluídos, colocando-os como um dos grandes expoentes da nova geração do punk nacional.

Após um longo período sem lançamentos, mudanças na formação e quatro anos de um intenso processo de produção, em 2014, foi lançado o álbum “Meus Dilemas”. Com 13 faixas, de diversos momentos da carreira da banda, o disco foi totalmente feito pelo quarteto, sem interferências externas. Um trabalho que explorou e ousou em sua construção de melodias, harmonias e temáticas de cada música.

O último lançamento do grupo é o single “Sua Vida Por Um Triz”. No melhor estilo dos antigos singles lançados em vinil, o trabalho, apesar de ter sido lançado digitalmente, possui duas músicas. Além da faixa tema, também está presente o som “Só Mais um Degrau”.

Atualmente, o quarteto se prepara para lançar seu terceiro disco full, “Filhos da Desilusão”, que será disponibilizado nas plataformas digitais em 2022.

Após algumas mudanças de formação, atualmente os Excluídos são, além de Ronaldo (voz e guitarra), os músicos Caio Klasing (baixo e backing vocal), André Larcher (guitarra e backing vocal) e Raphael Menuzzo (bateria).

Contatos:

E-mail: excluídos.excluidos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário