domingo, 15 de abril de 2018

Cordialidade pra inglês ver, segundo Pearl Jam

A banda grunge Pearl Jam causou polêmica no cartaz de divulgação de sua turnê pelo Rio de Janeiro de 21 de março de 2018, no estádio do Marcanã. Aves tropicais aparecem fardadas e armadas diante de uma favela. Ao invés de cores carnavalescas, o tom é soturno e pesado. Nenhuma ginga, nenhum sorriso, à la Carmen Miranda, ou a malandragem simpática de um Zé Carioca. Ao contrário, as aves estão em posição de sentido e apresentam expressão taciturna, aterradora. O cartaz não deixa de ser sintomático, é o modo como os estrangeiros estão vendo o Brasil atual.


Para mim, me remeteu imediatamente ao mesmo sentido do título da obra clássica do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss: “Tristes Trópicos”. O Pearl Jam sempre foi uma banda engajada e não podia se omitir diante da grave situação do país em sua turnê. Deu uma lição para nós brasileiros.

Vejamos algumas curiosidades do Pearl Jam, grupo de Seattle, formado em 1990, por Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready e o mais novo baterista Matt Cameron.

1. O primeiro show do Pearl Jam (ainda com outro nome) ocorreu no Off Ramp Cafe.

2. Antes de se chamar Pearl Jam, o nome da banda era Mookie Blaylock.

3. O primeiro baterista do Pearl Jam foi Dave Krusen.

4. Antes de entrarem no Pearl Jam, Stone Gossard e Jeff Ament tocaram numa banda chamada Mother Love Bone.

5. Antes de serem famosos, os rapazes do Pearl Jam ensaiavam num porão que ficava embaixo de uma loja de ferragens chamada Black Dog Forge.

6. Eddie Vedder, Stone Gossard e Jeff Ament atuaram no filme Singles, de 1992. Não deve ter sido muito difícil para eles representarem o papel, pois no filme eram integrantes de uma banda de rock chamada Citizen Dick.

7. O Pearl Jam gravou seu primeiro álbum Ten (Redux), no London Bridge Studio.

8. Em Seattle, no dia 23 de agosto de 1991, num clube de dança, o Pearl Jam realizou o show de lançamento de Ten.



Nenhum comentário:

Postar um comentário