The Diamonds foi um quarteto canadense de doo-wop, um gênero de rhythm and blues, que alcançou fama interpretando versões de canções de artistas negros dos anos 50 e grande sucesso entre 1956 e 1961.
No
início, cantavam vários estilos e se apresentavam em clubes, formaturas,
igrejas ou em qualquer lugar que houvesse um público interessado em boa música.
Um dia, Bill Reed ouviu dizer que um grupo de cantores, chamado The Revelaires,
de Detroit, estava se apresentando em um pequeno hotel da cidade e os amigos foram
assistir o show. O repertório dos Revelaires incluía spirituals - música
inspirada nas canções dos escravos norte-americanos - e gospel. O quarteto
canadense ficou absolutamente impressionado com os cantores e, depois do set, se
apresentaram ao grupo de Detroit implorando para que os cantores ensinassem
algumas de suas músicas. The Revelaires acabaram adotando os garotos e ensinaram
técnicas de suas músicas para eles, tornando-se, então, a principal influência
para os Diamonds.
Em
1955, The Diamonds chamaram a atenção da gravadora Coral Records que lançou um
compacto do quarteto que não chegou a vender o suficiente para renovar o
contrato. Porém, depois de algumas audições para caça-talentos da indústria
fonográfica entoando o gênero musical spirituals, o grupo conquistou a Mercury
Records, que decidiu escalá-los para tocar rock’n’roll.
Após
o sucesso de algumas gravações, The Diamonds se tornaram razoavelmente conhecidos
e saíram em turnê pelo Canadá e os EUA. No entanto, esse sucesso, embora
satisfatório e bastante substancial, era bastante limitado, o que trazia, por
um lado, certa frustração para o quarteto e, por outro, uma gana para alcançar
o estrelato.
Em
1956, eles resolveram gravar uma demo de uma balada com sabor havaiano chamada “Faithful
and True”. A Mercury concordou desde que o lado B do disco o grupo gravasse um
cover de uma música chamada “Little Darlin’”, do grupo The Gladiolas. No
entanto, os rapazes concentraram todos os seus esforços trabalhando em “Faithful
and True”, para só depois criar uma versão para “Little Darlin’”, com um
marcante solo de baixo falado.
Os
cantores estavam realmente muito empolgados com a música “Faithful and True”,
pois tinham certeza de que este seria o hit que marcaria a história da banda. Durante
o lançamento, eles ficaram atentos nas paradas de sucesso esperando aquilo que
lhes parecia certo e inevitável, mas ficaram surpresos quando “Little Darlin’”
foi subindo rapidamente no ranking das músicas mais tocadas, enquanto “Faithful
and True” não saía do lugar. “É só uma questão de tempo”, diziam para si
mesmos, confiantes. Mas “Little Darlin’”, é claro, acabou se tornando o grande
clássico do grupo, alcançando a segunda posição nas paradas de sucesso. Só não
alcançou a primeira porque Elvis Presley emplacou "All Shook Up". E
ficar atrás de Elvis pode ser muito mais honroso do que alcançar o topo num curto
verão, não é mesmo?
Na
época, a canção “Little Darlin’” ganhou o “Disco de Ouro” mas garantiu aos Diamonds
um lugar na galeria eterna do rock'n’roll – Coisas da vida!
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