quarta-feira, 15 de julho de 2020

Ritchie Valens - Pioneiros do Rock'n'Roll

Filho de um operário, Ritchie Valens, nome artístico de Ricardo Esteban Valenzuela Reyes (13 de maio de 1941 - 3 de fevereiro de 1959), nasceu no bairro suburbano mexicano de Pacoima, na cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Ritchie foi o primeiro astro do rock’n’roll de origem mexicana, que, entretanto, teve a carreira interrompida - durou apenas oito meses - por um trágico acidente de avião.

Muram com grafite de Ritchie Valens

Ricardo Valenzuela foi descoberto em 1958 pelo produtor musical Bob Keane quando se apresentava ocasionalmente numa sala de cinema. Foi de Keane a ideia de rebatizar o músico para Ritchie Valens, porque, segundo o produtor, o público norte-americano médio, branco e conservador, jogaria o latino “Valenzuela na lata de lixo“. Ritchie, então, com apenas 17 anos, passou repentinamente da obscuridade ao megaestrelato, emplacando quatro canções de sucesso durante sua curta carreira. Feito que nunca seria repetido novamente.

Cantor, guitarrista e compositor, Ritchie Valens ficou muito conhecido pelos hits “Come on Let’s Go Little Darlin”, “We belong Together” e “Donna!”, homenagem de Ritchie à sua namorada, que fez tanto sucesso que cravou a segunda posição no ranking da Billboard. Ainda mais surpreendente, para os padrões da época, ditados por uma sociedade bastante preconceituosa, foi o grande sucesso de “La Bamba”, música folclórica mexicana do gênero jarocho, que Ritchie transformou em um rock’n’roll contagiante cantado em castelhano, que lhe garantiu o 3º lugar nas paradas musicais.

Reconhecidamente um dos talentos mais brilhantes de sua geração, Ritchie foi convidado para uma turnê que uniria outros grandes astros do rock’n’roll; uma oportunidade única para um garoto humilde de origem mexicana de apenas 17 anos que conquistava os EUA. Mas, durante uma tempestade, o avião da turnê, no qual estava a bordo Ritchie Valens, "The Big Bopper" e Buddy Holly, caiu em Iowa a 3 de fevereiro de 1959. Não houve sobreviventes. O triste acontecimento foi eternizado pelo sucesso “The Day the Music Died” (O dia em que a música morreu), de Don McLean, de 1971.

Quando os estadunidenses de origem mexicana começaram a resgatar suas lendas e suas raízes, a história de Ritchie Valens foi trazida à luz pelo clássico La Bamba, filme de 1987 dirigido por Luis Valdez, reconhecido nos Estados Unidos como o pai do teatro e cinema “chicanos”. Estrelando Lou Diamond Phillips, a película foi um sucesso comercial e de crítica. A música título, interpretada por Los Lobos, de Los Angeles, tornou-se o hit número 1 nos EUA e no mundo naquele ano.

Em que pese os muitos outros clássicos do rock que Ritchie Valens poderia ter dado ao mundo, seu efêmero sucesso já o transformou num gigante. Aquí es donde se separan a los hombres de los niños.

Assinatura de Ritchie Valens
Assinatura de Ritchie Valens

Nenhum comentário:

Postar um comentário