segunda-feira, 25 de maio de 2020

Taoismo - Série Religiões


Lao-Tsé é contemporâneo de Confúcio e teria nascido em Lu-Yi, no século 5 a. C. Mas, na verdade, nada se sabe exatamente sobre a sua vida nem mesmo se realmente existiu. No entanto, se atribui a ele a fundação de uma escola de filosofia na cidade de Pei, que mais tarde se transformou numa religião. Lao-Tsé expôs o seu pensamento no livro intitulado Tao-Te-King (Tao: ser supremo, caminho para atingir a felicidade; Te: virtude que Brota da natureza).

Taoismo
Yin Yang
Deixai-me ter conhecimento profundo e caminhas pelo grande caminho (Tao); apenas, receio me desviar. O grande caminho é muito plano e fácil, mas as pessoas preferem os atalhos. Enquanto os palácios reais são muito bem conservados, os campos são deixados cobertos de ervas daninhas, e os celeiros vazios. Usar vestes bordados, trazer espadas afiadas, saciar-se com bebidas e comidas, possuir riquezas supérfluas, isso se chama estímulo ao roubo. Não é se desviar do Tao? (Tao-Te-King).

O objetivo primordial do indivíduo é entendido como a procura da obtenção pela paz absoluta e pela completa submissão à natureza, cujos valores são a pureza, simplicidade, serenidade e unidade, entre os opostos. O Ch’i ou Qi representa a energia vital que faz com que todos os seres humanos vivam e se conectem com o universo para alcançar a imortalidade.

Os ensinamentos de Lao-Tse visam atingir a harmonia com Tao, sendo, para isto, necessário o abandono da civilização e o regresso à natureza, que é fundamentalmente boa.

Viva e deixe viver. Não faça a guerra; pague sempre o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa. Viva em harmonia com a natureza, repudio o egoísmo, se quer se unir ao Supremo - Tao. (Tao-Te-King).

A natureza é constituída pelo princípio do Yin Yang, forças opostas e complementares, nas quais uma não existe sem a outra, mas subsistem em harmonia, tais como o masculino e o feminino, a luz e a escuridão, o dia e a noite, a ação e a inação etc. O Yang representa o lado claro, masculino e ativo. O Yin, o lado escuro, o feminino e a passividade.

A inação (Wu Wei) é um conceito central no Tao, e, portanto, assim como outras religiões, também prega o amor incondicional ao próximo.

Paga amor pelo grande ódio. De outro modo, quando um grande ódio é reconciliado, algo dele permanecerá. Como pode isso terminar em bondade? Portanto, o sábio cumpre a parte que lhe compete do acordo, mas não exija que o outro o faça. O virtuoso recorre ao acordo, o iníquo recorre à exação. “O Tao do céu não mostra parcialidade; ele sempre está com os homens bons”. (Tao-Te-King).

A soberana indiferença é atitude que vai caracterizar o sábio taoista, que ensina, como já assinalado, a “não-ação”. Tal princípio deveria reger os governos e Estados, desviando-os da corrupção inerente. Guerras convenções e cerimônias são igualmente tidos como destrutivos por não serem fatos artificiais.

A não exaltação dos dignos afasta o povo da emulação. A não valorização das coisas raras o afasta do furto. A não exibição do que é desejável o afasta da confusão. Portanto, o sábio governa esvaziando os seus corações, enchendo os seus estômagos, enfraquecendo as suas ambições e fortalecendo os seus ossos. Sempre os impede de saber o que é mau e desejar o que é bom; assim priva os astuciosos da oportunidade de agir. Governo pela não-ação; consequentemente nada há não governado. (Tao-Te-King).

Sua semelhança com o budismo acabou facilitando a difusão na China do hinduísmo, e para resistir a ela o taoísmo se organizou também como religião (século I), adotando sacerdotes, deuses e um código moral próprio.

Tao está sempre inativo e, no entanto, nada há que não faça. Se os príncipes e reis pudessem fazer isso, todas as coisas se desenvolveriam por si. Quando se desenvolvem, surgem nelas o desejo. Eu as restringiriam pela Simplicidade anônima. A fim de torná-las livres do desejo. Livres do desejo descansariam, e o mundo por si só se retificaria. (Tao-Te-King).

Taoismo

O taoismo é o conjunto das doutrinas filosófico-místicas de Lao-Tsé, coordenadas e organizadas por Zhang Daoling (34-156 d.C). Mais tarde, ao lado de Tao, apareceram muitas outras divindades, espíritos, demônios e dragões (da água, da terra, das colheitas, das plantas etc.), práticas mágicas e superstições que eram celebrados com ritos e funções à base de sacrifício, de fumo de incenso e de muita festa do povo que se sentia parte integrante da natureza.

O Tao que pode ser expressado não é o Tao. O nome que pode ser definido não é o nome imutável. Não-existência é chamado o antecedente do céu e da terra. Existência é a mãe de todas as coisas. Da eterna existência vemos claramente as aparentes distinções. Essas duas são a mesma na fonte e tornaram-se diferentes quando manifestadas. Essa identidade é chamada profundidade infinita é a porta de onde vem o começo de todas as coisas. (Tao-Te-King).

O paraíso é composto por oitenta e um céus, povoados de deuses e deusas (da riqueza, da cozinha, da cidade...). Os fiéis chegam lá depois de Através de várias reencarnações, os fiéis o alcançam. O Deus supremo é o "Imperador de Jada", inventado pelo Imperador Chang Tsung, por motivos políticos. Muitos mestres taoistas se desprenderam do pensamento de Lao-Tse e atribuíram a si mesmos poderes sobrenaturais, como adivinhar o futuro, desencadear tempestades, prolongar a vida com exercícios respiratórios, dietas etc. Alguns se retiraram da vida mundana para se tornarem ascetas e eremitas.


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